CURSO DE ATUALIZAÇÃO
“Difusão Tecnológica em Recursos Hídricos” Edição 2007
(CURSO AUTORIZADO PELA CENP CONFORME PORTARIA 62/2005 - DOE 14/03/2007 - pag 45)
I - Objetivo
O projeto tem por objetivo trabalhar conceitos de gestão de recursos hídricos com ênfase na gestão de água por bacia hidrográfica, a atuação em comitês de bacia, a melhoria da capacidade de negociação, a avaliação do significado da degradação ambiental nos recursos hídricos ou, tudo isso, a partir da realidade em seu entorno.
Estimular entre os participantes da turma na troca de informações e na formação de uma atitude multiplicadora voltada para mudanças atitudinais no uso sustentável da água.
II – PROGRAMA E CONTEÚDOS
O conteúdo programático do projeto será distribuído em 11 módulos de 8 horas, conforme detalhamento abaixo, que visam oferecer um amplo panorama dos diversos aspectos sobre a situação de uso da água no mundo e da sua gestão, baseados nos princípios da lei 7663/91, que regulamenta a política estadual de gestão de recursos.
Cada módulo proposto, com os respectivos conteúdos, são os seguintes:
MÓDULO 1 - ASPECTOS DOS USOS E DISPONIBILIDADE DA ÁGUA
Atividades/conteúdos |
Avaliação preliminar |
Os usos da água, quanta água existe no mundo e suas unidades |
Um breve histórico da ciência das águas |
Dinâmica em grupo: “O Jogo dos Números” |
horário: 8:00 às 16:00 hs, com intervalo para almoço (7 horas)
MÓDULO 2 - ASPECTOS DOS USOS E DISPONIBILIDADE DA ÁGUA
Atividades/conteúdos |
O conceito de bacia hidrográfica |
As Principais bacias hidrográficas do Brasil |
Aspectos sobre o uso racional da água |
Conceito de disponibilidade hídrica e sua sustentabilidade ambiental |
horário: 8:00 às 16:00 hs, com intervalo para almoço (7 horas)
MÓDULO 3 - CARACTERIZAÇÃO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Atividades/conteúdos |
O Ciclo hidrológico: origem da água nos ecossistemas terrestres |
Principais fases do ciclo hidrológico |
Balanço hidrológico: interpretação matemática do ciclo hidrológico |
Medição, registros e séries históricas de informações para gestão |
Atividade: traçado e parâmetros básicos de bacias hidrográficas |
horário: 8:00 às 16:00 hs, com intervalo para almoço (7 horas)
MÓDULO 4 - ASPECTOS DA GESTÃO DE CHEIAS
Atividades/conteúdos |
O fenômeno das enchentes |
Fatores que influenciam as cheias em bacias hidrográficas |
horário: 8:00 às 16:00 hs, com intervalo para almoço (7 horas)
MÓDULO 5 - OFICINA TEMÁTICA DE BACIA HIDROGRÁFICA
Atividades/conteúdos |
Oficina Temática: Estudo de bacia hidrográfica através da construção de maquetes |
horário: 8:00 às 16:00 hs, com intervalo para almoço (7 horas)
MÓDULO 6 - ASPECTOS BÁSICOS DE QUALIDADE DAS ÁGUAS
Atividades/conteúdos |
O mito da água pura |
Qualidade das águas naturais |
Tipos de poluição |
Conceito de DBO |
Características e padrões de efluentes |
Resolução CONAMA e o IQA |
Atividade: Análise de qualidade de água - coleta, análise e avaliação de resultados |
horário: 8:00 às 16:00 hs, com intervalo para almoço (7 horas)
MÓDULO 7 - ASPECTOS BÁSICOS DE QUALIDADE DAS ÁGUAS
Atividades/conteúdos |
Aspectos de saneamento e saúde pública |
Tratamento e potabilidade da água para consumo humano |
Tratamento de efluentes |
Alternativas de tratamento |
Atividade: otimização ambiental de atividades econômicas em bacia hidrográfica |
Apresentação e discussão do roteiro da VISITA MONITORADA |
horário: 8:00 às 16:00 hs, com intervalo para almoço (7 horas)
MÓDULO 8 - VISITA MONITORADA
Atividades/conteúdos |
Visitas Monitoradas conforme a situação local: |
- Estudo de meio “(re)conhecendo bacia hidrográfica” |
horário: 8:00 às 17:00 hs, com intervalo para almoço (8 horas)
MÓDULO 9 - VISITA MONITORADA
Atividades/conteúdos |
Visitas Monitoradas conforme a situação local: |
- CTH/USP/Estação Hidrometeorológica |
- Outras indicações dos participantes |
horário: 8:00 às 17:00 hs, com intervalo para almoço (8 horas)
MÓDULO 10 - ASPECTOS INSTITUCIONAIS
Atividades/conteúdos |
Política ambiental e gestão de recursos hídricos |
Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH): composição e atribuições |
Princípios e objetivos da política de recursos hídricos |
Instrumentos da gestão de recursos hídricos |
Planejamento: diagnóstico, planos e prioridades do CBH |
FEHIDRO e os Programas de Duração Continuada (PDCs) |
Avaliação da visita monitorada |
horário: 8:00 às 16:00 hs, com intervalo para almoço (7 horas)
MÓDULO 11 - ENCERRAMENTO
Atividades/conteúdos |
Workshop de apresentação de trabalhos |
horário: 8:00 às 17:00 hs, com intervalo para almoço (8 horas)
Os módulos acima serão desenvolvidos com a facilitação de técnicas expositivas e com o auxilio de dinâmicas de grupo que possam inclusive ser reaplicadas pelos participantes em suas escolas.
Além disso, serão realizadas três visitas monitoradas: (1) à Estação Ciência, (2) ao Centro Tecnológico de Hidráulica/USP e (3) ao Projeto Água e educação, na Escola Técnica Benedito Storani.
III- Calendário e carga horária das atividades previstas
Atividade prevista em cada Módulo |
Carga Horária |
Data proposta |
|
1 - ASPECTOS DOS USOS E DISPONIBILIDADE DA ÁGUA |
7 horas |
28 de abril |
2 - ASPECTOS DOS USOS E DISPONIBILIDADE DA ÁGUA |
7 horas |
5 de maio |
3 - CARACTERIZAÇÃO DE BACIA HIDROGRÁFICA |
7 horas |
19 de maio |
4 - ASPECTOS DA GESTÃO DE CHEIAS |
7 horas |
2 de junho |
5 - OFICINA TEMÁTICA DE BACIA HIDROGRÁFICA |
7 horas |
16 de junho |
6 - ASPECTOS BÁSICOS DE QUALIDADE DAS ÁGUAS |
7 horas |
30 de junho |
7 - ASPECTOS BÁSICOS DE QUALIDADE DAS ÁGUAS |
7 horas |
04 de agosto |
8 - VISITA MONITORADA |
8 horas |
18 de agosto |
9 - VISITA MONITORADA |
8 horas |
01 de setembro |
10 - ASPECTOS INSTITUCIONAIS |
7 horas |
15 de setembro |
11 - ENCERRAMENTO |
8 horas |
29 de setembro |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
80 horas |
|
Considera-se a carga horária de 7 horas atividade a cada dia do calendário acima com o horário das 8:00 às 16:00 hs e intervalo de 1 hora para almoço.
Nas datas das visitas monitoradas serão realizadas atividades em diferentes locais, havendo a necessidade de preparação e de deslocamento, sendo nesse caso consideradas 8 horas atividade.
Quanto às atividades com grupos, deverão ser marcadas conforme o calendário e o interesse de cada grupo, em acompanhamento das atividades específicas de cada grupo.
IV - Público alvo
Professores PEB II da rede pública estadual, com experiência e iniciativa anteriores em projetos no tema transversal água, conforme compromisso assumido pelo CTH/USP perante o CNPq na apresentação do projeto que resultou no Processo CNPq 552097/05-5 da aprovação do Projeto Água e Educação.
V - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
- Inscriçoes pela DRE, ou pela escola, em grupos de 2 a 4 professores, e deve ser enviada para o email romera948@hotmail.com até as 17:00 hs do dia 10/04/2007.
- Apresentar a FICHA DE INSCRIÇÃO devidamente preenchida cujas informações serão utilizadas para seleção.
- Serão convidadas para participar dessas atividades, equipes de professores de escolas da rede pública estadual, que tenham demonstrado iniciativa e interesse anteriores em projetos sobre o tema transversal água.
- Número máximo de participantes será de 40 a 45 professores.
VI – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
O acompanhamento e a avaliação dos participantes serão realizados de forma conjunta: (1) pela presença mínima de 80% nas atividades presenciais e (2) pela participação nos encontros do grupo, por escola, na realização do projeto do grupo.
VII - INSTITUIÇÃO PROPONENTE E EXECUTORA
USP- Centro Tecnológico de Hidráulica – DAEE
11 3039 3245 - Av. Prof. Lucio M. Rodrigues 120 - Cid. Universitária - São Paulo (SP)
Parceiros:
Estação Ciência/USP
11 3673 7022 - Rua Guaicurus 1294 - Lapa - São Paulo (SP)
Escola Técnica Estadual Benedito Storani/CEETEPS
11 15 4582 1881 - Av. Antonio Pincinatto 4355 - Jundiaí (SP)
VIII – EQUIPE RESPONSÁVEL
Prof. Dr. Paulo Augusto Romera e Silva - Engenheiro VI do CTH/USP, professor, criador e coordenador do projeto DIFrh do CTH/USP, tendo realizado mais de 50 turmas desse curso desde 1997, a maior parte delas para professores da rede pública municipal e estadual.
Prof. Ms. Eduardo José Silveira Alvarez - Zootecnista, professor do Centro Paula Souza, participa da equipe de professores DIFrh pelo CTH/USP desde 1999.
Profa. Renata Tonet - Zootecnista, bolsista do CNPq no projeto Água e Educação, professora do Centro Paula Souza, participa da equipe de professores DIFrh pelo CTH/USP desde 2002.
Profa. Roseli de Castro Leite - Zootecnista, bolsista do CNPq no projeto Água e Educação, professora do Centro Paula Souza, participa da equipe de professores DIFrh pelo CTH/USP desde 2002.
IX – LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Estação Ciência/USP
Rua Guaicurus 1297 - Lapa - São Paulo (SP) - 11 3673 7022
São Paulo, 16 de março de 2007.
Prof. Dr. Paulo Augusto Romera e Silva
Coordenador do Projeto
FICHA DE INSCRIÇÃO POR ESCOLA
PROJETO ÁGUA E EDUCAÇÃO
- Nome, endereço, telefone e nome do Diretor da escola
Nome da Escola, endereço e telefone
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Nome do Diretor
_______________________________________________________________________________
- Indicar abaixo os nomes dos professores que participarão do projeto pela escola (até 4 pessoas)
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
- Existem outros professores, na sua escola, além dessas acima listados, que tem envolvimento com esse tema?
SIM ( ) NÃO ( )
- Caso a resposta acima seja positiva, indique abaixo os nomes:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
- A participação dos professores acima indicados no item 2 tem o aval do diretor da escola?
SIM ( ) NÃO ( )
- Cite abaixo e justifique, até 3 motivos que os levam a inscrever-se para participar desse projeto:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
|